ANA LUIZA PANYAGUA ETCHALUS

Mediadora

WhatsApp Image 2021-11-23 at 17.09.51.jpeg

Advogada graduada pela PUCRS

 

Mestre em Direito do Comércio Internacional pela Universidade do País Basco – Espanha;

 

Especialista em Psicológica Jurídica pela IMED-Porto Alegre - RS

 

Mediadora certificada em assuntos civis e mercantis pela CEMEI Espanha e pelo ICFML, Portugal; mediadora familiar certificada pela Clip Instituto de Mediação – Porto Alegre; mediadora e árbitra trabalhista certificado TASP – Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo.

 

Dupla certificação em ODR pelo  ICFML Portugal;

 

Certificação Avançada em Conscious Contracts®;(EUA)

 

Dupla certificação em Direito Civil Colaborativo pela Global Collaborative Law Council e North Carolina Bar Association - EUA

AS VANTAGENS NA SOLUÇÃO CONSENSUAL DOS CONFLITOS

 

Um cidadão melhor informado possui mais poder para decidir os rumos de sua própria vida. E hoje pode fazer isso através de várias metodologias, dentre elas a mediação.

A mediação é um meio de prevenção e resolução de conflitos, tutelado por uma lei própria, no qual a decisão pertence às próprias partes envolvidas no conflito. É a autonomia da vontade do cidadão livre que faz a base da mediação.

O mediador atua como figura neutra, ajudando as partes na busca de uma solução consensual.

Além da neutralidade do mediador, a mediação possui os seguintes princípios que servem de garantia às partes: igualdade entre as partes; flexibilidade e oralidade; informalidade; autonomia da vontade das partes; voluntariedade; busca do consenso; confidencialidade e boa-fé.

Pode-se dizer que a mediação tem ampla aplicação, tendo iniciado nos conflitos familiares, ou seja, no direito de família, e hoje sendo indistintamente aplicada na solução de vários conflitos, ou direitos, como é o caso da mediação em direito civil, direito do trabalho, direito empresarial, direitos do consumidor, administração pública, entre outros.

Adaptada ao ambiente online, a mediação tem se mostrado eficaz na solução de conflitos, tanto pela redução de custos e tempo na busca de uma solução, quanto pela sustentabilidade de seus resultados.